Dicas


Partilha esta dica:

Bem-Estar: 10 Benefícios do Café

Os milhares de estudos desenvolvidos ao longo dos últimos anos em torno de uma das bebidas mais consumidas no mundo chegaram à mesma conclusão: o café faz bem à saúde. Aliás, desde que bebido com moderação, os benefícios do café são muitos e diversificados. Conheça alguns!

1. Um copo de café contém cerca de 1 grama de fibra solúvel, o que significa que o seu consumo contribui para manter os níveis de colesterol baixos.
2. Alguns estudos sugerem mesmo que o café pode contribuir para a diminuição do risco de doenças cardíacas.
3. O café contém magnésio, o que permite que as células do organismo se tornam mais sensíveis à insulina. O resultado? Uma maior sensibilidade à insulina significa manter os níveis de energia e de glicose no sangue saudáveis e equilibrados.
4. Sabia que uma caneca de café tem mais antioxidantes do que uma porção de mirtilos? Os antioxidantes são responsáveis por um sem número de benefícios saudáveis, incluindo o atrasar do processo de envelhecimento e o aumento da esperança de vida. Para além disso, o poder anti-inflamatório dos antioxidantes é extremamente eficaz, o que se revela crucial na luta contra doenças cardíacas e diabetes.
5. Alguns estudos já foram mais longe e sugerem que o consumo regular e moderado de café pode diminuir o risco de vir a desenvolver doenças como pedra nos rins, cirrose, Parkinson, cancro no fígado, próstata e cólon.
6. Para além de ser um diurético natural, o café pode ser um aliado na luta contra o excesso de peso. Baixo em calorias, o café acelera o metabolismo o que, por sua vez, ajuda a queimar gordura e calorias indesejadas.
7. O consumo diário e moderado de café pode ajudar a melhorar o estado de espírito e ainda combater a depressão.
8. Vários estudos apontam para o facto do consumo moderado de café ser eficaz no controle da asma: basta saber que a maioria dos medicamentos existentes para o tratamento de asma contém elevadas doses de cafeína.
9. Curiosamente, o café tem ainda benefícios para os dentes, ou seja, o composto Trigonellina, que confere ao café o seu aroma e sabor amargo, tem propriedades antibacterianas e anti-adesivas que previnem contra a formação de cáries dentárias.
10. O café tem ainda uma ação descongestionante, sendo extremamente eficaz no combate às constipações, uma vez que alivia os tubos bronquiais e acelera a recuperação.

Sugestões


Inscreva-se e tenha acesso aos nossos livros de receitas

Junte-se a nós e fique a par dos lançamentos de novos livros e receba novidades todas as semanas
o

Social


NEWSLETTER
Assine a nossa newsletter e fique a par do lançamento de novos livros e receba as novidades todas as semanas
PUB