Dicas


Partilha esta dica:

Bem-Estar: 15 Produtos Para Ser Saudável

Seja para quem quer seguir uma dieta de emagrecimento, ou simplesmente manter uma alimentação saudável, existem alimentos que são indispensáveis para se ser saudável.

- Fruta: Apesar de ter um açúcar simples, que é rapidamente absorvido, - a frutose -, as suas vantagens ultrapassam este fator, sobretudo pelos teores em fibra, água e vitaminas.

- Frutos secos: Amêndoa, caju, ou amendoim são as principais escolhas dos nutricionistas. São excelentes opções para um snack à tarde, isto porque os frutos secos saciam e ajudam a controlar os níveis de glicémia, ou seja, de açúcar no sangue.  

- Batata doce: A batata-doce tem um índice glicémico mais baixo [tem menos açúcar], que permite ficar mais saciado do que a batata branca. Comer com casca é melhor, pelo teor a fibra, que nos deixa sem fome durante mais tempo.  

- Ovos: Para além de serem uma excelente opção para o pequeno-almoço, é um alimento altamente saciante pelo seu teor em proteína.

- Azeite: É uma gordura monoinsaturada e típica da tradicional dieta mediterrânica. O ideal é usar o azeite extra-virgem, que pode ser utilizado nos cozinhados, já que aguenta temperaturas altas - 180º.

- Leguminosas: As leguminosas são uma excelente fonte de proteína e hidratos de carbono.

- Brócolos: Os brócolos são um alimento indispensável, visto que é um dos "vegetais ricos em fibra e bastante associados ao controlo dos níveis de insulina." Além disso, "são ricos em 3-indol-carbinol, uma das substâncias mais estudadas atualmente para o tratamento e prevenção de vários tipos de cancro".

- Alface: É uma opção muito prática para ter em casa, para o dias em que não apetece mesmo cozinhar. Funciona como acompanhamento, ajuda a ficar mais saciado e tem 90% de água na sua constituição. 

- Peixe: Na cozinha de uma nutricionista, não podia faltar "uma das melhores fontes de proteína." Lombos de pescada são uma das opções, assim como peixes gordos como atum, salmão, sardinha e arenque, que são ricos em ómega-3.

- Aveia: É muito rica em fibra e proteína —  "é excelente como pré-treino e há inúmeras formas de a confecionar." 

- Carnes brancas: Carnes como a de peru ou frango devem fazer parte dos alimentos a ter em casa. Assado ou cozido são as melhores formas de se cozinhar, de modo a que tiremos maior partido destes alimentos.

- Sementes: Em panquecas, sopas, iogurtes. As sementes são uma ótima forma de aumentar o consumo de fibra diário.

- Arroz basmati: Possui um índice glicémico mais baixo do que o arroz carolino, por exemplo. Quando consumido ajuda a controlar o apetite voraz ao longo do dia. É uma alternativa a quem não gosta das versões de arroz integral.

- Canela: A canela é um termogénico natural. Estudos recentes indicam mesmo que ajuda a regular os picos de glicémia sendo por isso ainda mais importante em doentes diabéticos. Rica em fibra também ajuda a controlar o "apetite voraz".

- Gengibre: É um termogénico natural que dá um sabor característico a qualquer confeção e ajuda a acelerar o metabolismo.
 

Sugestões


Inscreva-se e tenha acesso aos nossos livros de receitas

Junte-se a nós e fique a par dos lançamentos de novos livros e receba novidades todas as semanas
o

Social


NEWSLETTER
Assine a nossa newsletter e fique a par do lançamento de novos livros e receba as novidades todas as semanas
PUB