Dicas


Bem-Estar: Alimentos Que Não Deve Reaquecer

Para muitas pessoas, levar o almoço para o trabalho e aquecê-lo no micro-ondas tornou-se um hábito. Mas sabia que não deve fazer isso com qualquer alimento? Nem todas as refeições respondem bem ao reaquecimento, podendo alguns problemas.
 

Frango: O frango contém uma quantidade de proteína superior às carnes vermelhas o que, ao aquecer este alimento pela segunda vez, pode causar problemas digestivos. Também o facto de poder conter salmonela pode ser um problema com reaquecimentos, uma vez que o calor não chega a todas as partes da comida de igual forma. 

Arroz: Os esporos do arroz multiplicam-se quando este é deixado à temperatura ambiente depois de ser cozinhado. De acordo com a Agência de Normas Alimentares, esses esporos podem multiplicar-se e produzir toxinas que causam o vómito ou diarreia. Mesmo que seja reaquecido, essas toxinas permanecem no arroz.

Batata: A batata é dos alimentos mais propícios a desenvolver bactérias depois de cozinhada. A forma como são guardadas depois de serem preparadas é por isso muito importante. Se as batatas forem deixadas a arrefecer à temperatura ambiente em vez de serem colocadas imediatamente no frigorífico, podem estar criadas as condições para o desenvolvimento de clostridium botulinum, uma bactéria que pode provocar uma toxi-infeção alimentar.
 
Esta bactéria não é eliminada com o aquecimento no micro-ondas. É pois necessário agir por antecipação e a melhor opção é mesmo colocar imediatamente as batatas no frigorífico logo após cozinhá-las

Sugestões


Social


NEWSLETTER
Assine a nossa newsletter e fique a par do lançamento de novos livros e receba as novidades todas as semanas
PUB