Dicas


Cozinha: Dicas para Deixar o Arroz Solto

Um alimento muito comum na mesa dos portugueses guarda um mistério muito recorrente: afinal, como deixar o arroz solto? Lavar ou não lavar? Água quente ou fria? Conheça algumas dicas para deixar o arroz soltinho. 
 

Lavar o arroz
 A água tira o excesso de amido, que é o grande responsável pelo “arroz empapado". Lave o arroz até que a água saia transparente, em vez de esbranquiçada. Além disso, a água inicia a hidratação do arroz, o que facilita o seu cozimento e retira impurezas.

Quantidades
A proporção ideal é indiscutível: duas porções de água para cada uma de arroz.

Cozinhe o arroz em água quente e não acrescente água fria no processo
É essencial cozinhar o arroz em água quente e jamais acrescentar água fria durante o processo. É preciso manter a temperatura do início ao fim do cozimento, que sempre deve ser em lume baixo.

Refogar bem
O refogado sela e lubrifica o arroz. Assim, garante que fica soltinho. A proporção de azeite deve ser de 5% a 10% da quantidade de arroz. Para uma chávena cheia de arroz, uma colher de sopa de azeite é suficiente.
 
Não mexer
Após adicionar a água mexa o arroz o mínimo possível. Se precisar de mexer, use preferencialmente uma colher de pau ou de plástico e seja breve e gentil nos movimentos. 

Deixe-o secar
Quando o arroz estiver aparentemente sem água e quase no ponto, desligue, tape a panela e espere alguns minutos antes de servir. O calor da panela tratará de concluir a cocção, levando o arroz ao ponto ideal.

Sugestões


Social


NEWSLETTER
Assine a nossa newsletter e fique a par do lançamento de novos livros e receba as novidades todas as semanas
PUB